sábado, 15 de fevereiro de 2020

Guerreiros da Normandia


Rollo - O Viking

Rollo interpretado pelo ator Clive Standen,
na série Os Vikings.
Os historiadores divergem quanto aos motivos que teriam levado os Vikings as costas ocidentais da Europa. Porém, eles poderiam se enquadrar basicamente nestes: Riqueza que iriam alcançar através da pirataria dos mares;expansão do próprio comércio sendo incrementado no período que se iniciam os ataques; a superpopulação dos países escandinavos na época. Como povos que praticavam a poligamia, geravam muitos filhos tendo como conseqüência as expedições que os retiravam de seus territórios relativamente pequenos para contê-los, lançando-os à conquistas aonde iriam se estabelecer como colonizadores.
    Todos são unânimes, contudo, em que os impulsionou aos mares a valorização que a sua cultura dava as qualidades de heroísmo e coragem, cujos modelos eram os mitos de audácia de seus próprios deuses. Homens entre eles que almejassem a sucessão de uma chefia e até mesmo um reino, poderia por certo obtê-los se fossem buscar temerariamente no exterior, ricos despojos e alianças influentes.
     Todos estes objetivos lhes foram facilitados por sua grande habilidade na fabricação de embarcações, que era muito superiores as anglo-saxônicas e as dos francos. Também porque fizeram da navegação uma verdadeira arte, para a qual, todos desde a mais tenra infância eram preparados. Quase não usando velas, apenas remos, conseguiam uma velocidade insuperável.
    Já pelo séc. IX, havia sido tentada a primeira entrada aos domínios de Carlos Magno, com uma invasão defendida pelo imperador ,por isso fracassada de ocuparem Dorestad, o maior porto comercial do império franco, na Holanda ,não tão distanciado das costas normandas.
Monumento a Rollo,
primeiro Duque da Normandia.
    Enquanto Carlos Magno viveu os manteve afastados. Após a sua morte,quando da divisão do império entre seus três netos,  a Normandia se  incluiria naquela parte que coube a Carlos,o calvo. Este porém não conseguiu deter o cerco Viking, cada vez mais introduzido neste território. O império estava enfraquecido pelos conflitos entre os três irmãos governantes, também pela impossibilidade destes em dominarem a autonomia dos senhores de muitos feudos em que se dividia a Gália.
    O império franco chegaria ao fim. O feudalismo se consolidaria como o sistema que dominaria as fracas dinastias por quase toda a Idade Média. As costas ocidentais da França abririam de par em par as suas portas aos “Homens do Norte”.
    Pelos meados do séc. IX, os Vikings já haviam se estabelecido nas ilhas perto de Rouen, segundo o seu costume de fazerem das ilhas abrigos para os seus ataques.
    Os primeiros locais visados como pontos de pilhagens, foram as ricas abadias e igrejas que desde o séc. VI haviam se multiplicavam nas margens do Sena, no ”Vale dos Santos” (Valy de Fontanelle). St.Vandrille, famosa por sua biblioteca e que era um dos maiores centros de estudo da cristandade do ocidente ,foi a mais destruída. Nem Jumieges, hoje a maior ruína monástica beneditina da França, escapou da fúria Viking.
    Nos primeiros anos do séc. X aparece o chefe Rollo que lutaria com os francos que ainda resistiam no vale do rio (Uma das preferência vikings era descer os estuários do Sena e do rio Loire para atingir o interior do país). Com o seu exército escandinavo, conseguiu tornar-se o único líder em toda a Normandia.
    O poder pode ser até fascinante se trouxer em seu bojo a lealdade. Rollo acabou por receber dos vencidos, legitimada por um tratado, a terra normanda. Não só porque talvez o propósito com que trouxeram ali os seus guerreiros, fosse exatamente a colonização,ou também porque infligisse medo, devido a uma especial crueldade que possuísse, mas sobretudo porque fora leal ao rei francês. 
    Por sua lealdade havia feito justamente o contrário de muitos de seus conterrâneos escandinavos: Aqueles ofereciam aos senhores e reis francos em troca de grandes somas, a defesa de terras contra o ataque de novas levas de Vikings.ofereciam também cultivo com a imensa mão de obra que possuíam, pois é sabido que os exércitos Vikings eram numerosos. Porém ao receberem tais somas, abandonavam as terras levando delas todos os espólios que os seus barcos pudessem conduzir.
    O território contido dentro dos limites do tratado de St. Clair-sur Epte entregue a Rollo, não era pouco extenso. Ia desde o baixo Sena abrangendo o nordeste até à Picardia e o sudoeste da Bretanha. No entanto, ele conseguiu colonizá-lo, plantá-lo e defende-lo energicamente. Energia era o que não lhe faltava. Conta-se que pendurava nas árvores das florestas, braceletes preciosos e outras jóias (os Vikings eram ótimos joalheiros) certo de que ninguém nelas tocaria, somente para deixar claro quem fazia a lei e a justiça no ducado.

Guerreiro Viking e seu elmo de guerra.

    Rouen, a capital da Alta Normandia onde foi batizado ,comprometendo-se também assim com a Igreja,conservou as melhorias que Rollo fez em seu rio. Após ter aprofundado seu leito, construiu desembarcadouros em suas margens, aproveitou ilhas fluviais unindo-as ao continente.
    Não só ele, mas os outros nórdicos que o sucederam, foram tão respeitados que pode se considerar a data de 912 (seu batismo) como o final das grandes invasões Vikings. Rollo tornou-se então uma daquelas raras personalidades que se posicionam como marcos da história. Referindo-nos a acontecimentos os situamos :Antes delas e depois delas.
    Quem desejar conhecer a aparência de um chefe Viking ,encontrará na magnífica catedral de Rouen, construída um século após a sua morte, a imagem de Rollo em repouso, na capela de Nossa Senhora.
     O respeito aos laços familiares, foi talvez a mais duradoura herança deixada pelos escandinavos na Normandia, durante aqueles séculos em que a colonizaram.Para os Vikings um homem não subsistiria nem materialmente, nem tampouco emocionalmente, a não ser como parte integrante de uma família.Sentir-se membro de uma ,era a necessidade mais essencial da alma humana. Os responsáveis por crimes eram invariavelmente proscritos da família, sendo o castigo da solidão visto como o mais terrível e que envolvia também a perda do círculo de amigos.
    Para entender-se o pensamento dos Vikings em relação à família e amizades,lembramos que eles as necessitavam como apreciadores dos seus feitos. Tinham os deuses como modelos, mas nenhum de seus atos de coragem era feito para agradá-los mas sim para receber a aprovação do seu grupo de relações. Um reconhecimento público de sua coragem ,o merecimento de presentes, revertia sempre para aumentar a honra, não apenas do indivíduo que os recebia, mas sobretudo a do clã familiar.
    Antes mesmo de a Normandia tornar-se um território unido num só ducado, Rollo fez da então vila de Bayeux, situada numa região que hoje prima por suas pastagens e agricultura, a futura sede da dinastia dos duques normandos quando casou-se com a filha do senhor feudal daquela região e colonizou-a.
    As marcas de sua colonização vivem ainda hoje fortemente na riqueza dos campos, na zona do Contentin e na terra de Caux normanda. Afinal, para os escandinavos, as lidas do campo eram tão habilmente executadas como as do mar.
    O recebimento de um ducado e da mão de uma mulher de estirpe, longe de sua terra no outro lado do oceano, deverá ter parecido ao chefe Rollo como coisas que lhe eram devidas.

Os irmãos Rollo (Clive Standen) e Ragnar (Travis Fimmel),
na série Vikings.

    Na verdade, a chamada ”corrente Viking” que vasculhou as costas marítimas, ao sul, a oeste, para a Groelândia e até a América, foi oriunda de chefes regionais dinamarqueses, suecos e noruegueses, de fazendeiros aristocratas que vinham herdando de geração para geração a propriedade de terras. Assim, o Viking Rollo era daqueles homens que lidava com o poder como se ele fosse um bem que lhe era de direito pelo simples ato de ter nascido.
     Suas bodas com Popa deverão ter seguido os costumes vikings ,que faziam do início de uma família festividades que duravam vários dias, e eram tidas como a mais importante da sua vida social. Nelas, apareciam as grandes paixões vikings: Poemas difundidos pela tradição oral, o contar de histórias sobre o feito dos seus guerreiros e seus deuses, e a dança. Nesta, vários camponeses enlaçados pela cintura, atinham-se principalmente a coreografia dos pés, aos moldes das danças russas e eslavas que hoje assistimos. Rollo gerou filhos que empenharam-se em reconstruir abadias que seus próprios ancestrais haviam destruído e auxiliaram os monges a criar monastérios ao novo estilo romanesco regional mais tarde conhecido como Normando.
    O estilo romanesco normando iria espalhar-se na Inglaterra, tendo na Abadia de Westminster o seu mais belo exemplo.  depois que Guilherme o bastardo, o mais conhecido descendente do chefe Rollo, atravessasse o Grande Canal para conquistá-la à linhagem normanda dos Vikings.
    Ao criar em 911 d.C. o primeiro ducado da Normandia, Rollon abriu através deste seu descendente ,que lhe herdou a pertinácia,a grande prosperidade da região.

Joana D'Arc - A guerreira Mística

A integração cultural ilha inglesa e continente europeu, para a qual Guilherme com a conquista dera o primeiro passo, custaria para as populações da França e Inglaterra longos períodos de sofrimento. Os desajustes entre ambas iriam ser levantados apenas pela ambição das casas reais dos dois países, todas as duas se achando com direito legítimo ao trono francês e não por quaisquer sentimentos de nacionalismo de suas populações, pois na realidade, estes sentimentos se tornariam fraco à medida que cada porção feudal fora se isolando dentro de sua própria autonomia.
Joana, a guerreira mística.
    Porém, por traz dos acontecimentos, só uma coisa naturalmente importaria: O crescimento da consciência dos homens, que iriam encontrar experiências novas para vivenciarem. Pelo séc. XIV além daquele grande conflito externo vivia-se na França justamente uma fase de transições políticas, onde iriam fazer face à grande transformação do regime feudal para o monárquico .
    O sentido de pertencer a facções feudatárias isoladas, separadas por rivalidades dos territórios vizinhos, isentas de sentimentos de unidade a um centro, iria ser substituído por aquele de estar inserido em um todo de país e isso se daria através do fortalecimento da monarquia francesa.
    Participante também deste contexto, onde o feudalismo se esfacelava, a Normandia viu o engrandecimento do sistema monárquico resultar na perda de sua autonomia, tendo sido anexada ao reino francês.
    Como até hoje os povos, não têm conseguido atingir suas mudanças a não ser através de conflitos, quando em 1346, o rei inglês Eduardo III, intitulando-se rei da França invadiu-a pela Normandia já uma das guerras mais longas da História tivera início: A chamada Guerra dos Cem anos. Na 2º década do séc. XV.  haviam ainda dois reis disputando a coroa francesa: Henrique IV da Inglaterra e Carlos VII herdeiro da França.
    Não podemos imaginar o que significava para a população campesina da Normandia ,atravessar mais de três gerações vendo os campos invadidos por homens de guerra, que largavam devastação e mortos onde quer que se enfrentassem face à face; dividir com os guerreiros suas habitações, que para a maioria da massa camponesa era de uma simplicidade extrema, construídas de argila e madeira, com poucas aberturas,enfumaçadas,onde ao rés do chão dormia toda a família sobre um leito de palha e em peça-estábulo resguardava-se o gado do frio;o quanto lhes custava prover os soldados com os pães de centeio, o queijo,o toucinho que haviam armazenado para si. Difícil também imaginar a movimentação dos postos de beira de estrada, que deveriam estar sempre à disposição das trocas de utensílios de montaria e ter sempre água e feno suficiente para alimentar os animais das tropas, como uma obrigação que lhes deviam;avaliarmos a pilhagem a que nos vilarejos estavam sujeitos os artesãos e oficinas (sabemos que a Guerra dos Cem Anos notabilizou-se pela pilhagem).
    Este conflito tão extenso,que teve apenas uns anos de trégua, quando a peste negra do séc. XIV grassou em toda a população européia, ora pendia à favor da facção inglesa ora para a francesa e talvez se arrastasse indefinidamente se o inusitado não houvesse acontecido: O aparecimento de alguém que iria envolver a França num fervor, num entusiasmo nacionalista que conclamando populações, poria fim a este impasse.

Joana a guerreira.

    Não se tratava de um chefe guerreiro ou de um cavaleiro nobre, mas apenas de uma pastora de 17 anos. Somente um ano custou-lhe para levar Carlos VII a ser coroado rei da França na catedral de Reims .Isto era algo complicado no momento pois Carlos VII havia sido deserdado e tirado de seu direito ao trono francês por seu pai Carlos VI que iria dar o trono em herança ao rei inglês.Isto porque os ingleses haviam difundido que a mãe de Carlos VII era uma libertina e que ele era portanto uma bastardo. Influenciado por esta desconfiança, o rei o desertou e assim a Inglaterra estava prestes a pegar o trono francês.Podemos avaliar melhor como Joana D’Arc conseguiu levar o herdeiro à Reims dividindo a vida desta guerreira em três etapas.
    A primeira aquela em que aos 13 anos trabalhando nos campos de Donremy onde nasceu, parava suas tarefas assaltada que era por manifestações místicas. Enquanto os ingleses ocupavam o noroeste da França com um grande reduto fortificado em Orléans, Joana vivia as agruras da guerra, preocupada como todos com a fraqueza e hesitação do pretendente francês em assumir o trono. Passou então a ouvir vozes que lhe pediam para libertar Orléans.   Sua biografia nos diz que durante três anos teve contato com manifestações transcendentes a ponto de achar que o arcanjo do monte St. Michel lhe aparecia para instigá-la a envolver-se diretamente na guerra, sob sua assistência. Em 1429 ela aceitou estes chamamentos e dirigiu-se ao governador de Vancauleurs pedindo permissão para ser um “Homem de guerra” Foi a primeira mulher na Idade Média que envergou um uniforme masculino, como medida de proteção em seus caminhos até Chinon castelo residência de Carlos VII, onde iria confiar-lhe suas intenções.
    Escoltada por apenas seis homens de armas Joana chegou a Chinon após muitos dias de cavalgada passando por campos comumente assolados por bandos de soldados ingleses. Porém, como não encontrou um único em seu trajeto, as populações entenderam isto como um milagre e a persuasão a sua causa lhe foi facilitada. Fala-se em Joana jejuando e orando durante dias em uma estalagem para obter a graça de falar com o Delfin Carlos VII. A multidão que a seguia era então já grande e conseguiu por isto ser recebida no castelo.
    O visitante que vai a Chinon no vale do Loire, ouvirá contar como as coisas não foram fáceis ali para aquela camponesa ousada.Todo um aparato havia sido montado para intimidá-la. A descrença sobre sua capacidade guerreira era naturalmente grande entre os cavaleiros nobres.Alem disso, não admitiam ela pretender uma vitória que eles, experientes homens de guerra, não haviam ainda logrado.
    Trezentos destes nobres enchiam o grande Hall, iluminado por um número imenso de archotes, os cortesãos estavam engalanados em trajes de cerimônia e o herdeiro no meio deles.
Carlos VII, ele próprio não estava bem certo de ter um direito legítimo ao trono , mas chegou a acreditar nisso quando ela , sem intimidar-se ,com firmeza lhe assegurou que, em nome do Senhor Cristo ,ele seria o rei e que Deus a havia encarregado de anunciá-lo e coroá-lo em Reims.
    Seus cavaleiros contudo, foram mais cautelosos Puseram-na
durante três semanas reclusa , numa observação onde vários médicos e mulheres experimentadas em casos de bruxaria, decidiriam se ela de fato era a enviada de Deus ou feiticeira. Tipo de preocupação que naqueles tempos medievais da Inquisição e da caça as bruxas era perfeitamente normal.
    Naquelas semanas, as suas atitudes simplórias e ingênuas, sua firme confiança no que ela chamava de “sua missão” e principalmente a inteligência de suas respostas, acabaram por demover o cepticismo dos mais intransigente.
    Na segunda etapa de sua atuação, a veremos já de posse de um exército fornecido pelo herdeiro, a caminho da praça de guerra, embora seja dito que seus conselheiros militares fizeram tudo para que ela,desconhecedora da região de Orleans, fracassasse, dando lhe informações errôneas da situação lá. Artimanha que causou a chegada do grosso da tropa só alguns dias após ela já estar ali, acompanhada apenas de poucos soldados. Também os militares de Orléans receberam-na com visível contrariedade e tudo fizeram para impedi-la a tomar a Bastilha de St. Loup, a bastilha de St. Jean e o Boulevard de Tourelles.
    Se pudermos aceitar que alguém possa estar investido de forças sobrenaturais, acharemos que Joana certamente estaria sustentada por elas, pois foi conseguindo vitórias após vitórias, apesar da desesperada resistência dos ingleses e das dificuldades impostas pelos próprios rivais franceses.
Imagem clássica de Joana D'Arc
como guerreira.
Joana porém, contou com a idolatria quase mítica dos cidadãos de Orléans e de sua tropa em relação a ela. Conseguiu refrear as orgias e libertinagens da soldadesca. Elas eram, na época um lugar comum e o maior pavor das populações nos lugares sitiados e tomados por combatentes. Estava investida de um halo de pureza e misticismo. Desde a sua vivaz aparência de juventude, ressaltada dentro de uma armadura reluzente, seu cavalo branco, até o estandarte que mandara confeccionar: De seda também branca, que além de bordado em flores de Liz, de fios dourados, tinha bem acima sobressaindo-se os nomes de Jesus e Maria.
     Só lembrando-nos do fervor religiosos todo feito de medo da era medieval, podemos imaginar como ela conseguiu incitar seus soldados a que se atirassem a cada combate com tanto ardor.
    Nesta luta cheia de situações muito críticas, onde mostrou um desassombro e tino militar invulgar, talvez a mais emocionante seja aquela em que, para animar sua soldadesca a segui-la, atravessou ela própria os fossos da fortaleza de Orléans a fim de levantar uma escada sobre o muro. Ferida entre o pescoço e o ombro por uma flecha, tombou. Neste momento ouviram-se vindas da fortaleza as exclamações jubilosas de todos os ingleses: A feiticeira está morta! Está morta!
    Feiticeira ou não, o fato é que os arquivos sobre sua vida afiançam que “embora gravemente enferma os anjos lhe aparecem e em poucos dias a curaram”. Quando retornou ao ataque, os ingleses que a julgavam morta, apavoraram-se ante sua presença e o seu estandarte e abandonaram as muradas, refugiando-se no interior do forte. Lançada a confusão entre os inimigos, as tropas de Joana e a população de Orléans que a auxiliava, tiveram tempo suficiente para tomar a fortaleza Finalmente os ingleses capitularam sob um ataque vindo de todos os lados.
    Teríamos a terceira etapa na tragédia que a envolveu, após ter visto coroado o herdeiro da dinastia de Valois, conforme prometera a seus anjos. Joana estava então em seus 17 anos, mas não teria vida suficiente para ver consolidar-se a monarquia da França. Em maio de 1431 seria queimada viva na praça do mercado da cidade normanda de Rouen.
    Só a coroação na catedral de Reims legitimava para os franceses a sagração de um rei, pois lá durante mil anos naquele mesmo batistério ,onde havia sido batizado Cloves o primeiro rei franco todos os reis da França haviam sido coroados. Assim Joana havia insistido com os chefes militares para tomarem Reims, então ocupada pelos ingleses e levar ali Carlos VII, Levantara com isso uma apoteótica comoção por parte do povo, que delirantemente a ovacionava.
    Com a coroação o nacionalismo da França se pôs alto. Foi esquecido então o mito temeroso da invencibilidade das tropas inglesas, que dificultava tantos combates, criado desde as vitórias da Inglaterra em Crecy, Poitiers e Azincourt. Contudo, por estes tempos, agora de glorias, a França estava assolada por lutas internas ,por uma verdadeira guerra civil entre o feudo da Borgonha, que apoiava os ingleses e daqueles partidários do rei.    
Joana D'Arc na fogueira.
Em 1430, o duque da Borgonha iniciou a tomada da região de Compiegne a 80 km de Paris. Convinha-lhe possuir um território que lhe permitiria unir os feudos borgonheses à rica região de Flandres, que já lhe pertencia . Joana encaminhou-se então à Compiegne para defender as terras do rei. Ali, contudo, sua caminhada guerreira chegaria ao fim. Foi capturada. Mesmo prisioneira dos borgonheses, ela representava ainda uma ameaça à Inglaterra que desejava fosse ela declarada pelas autoridades eclesiásticas uma ‘Feiticeira enviada pelo diabo”.
     Pressionados por razões econômicas, como impostos cobrados por parte dos ingleses, os borgonheses anuíram em vender Joana para aqueles ,pela quantia de 10.000 ducados de ouro. Num julgamento que durou meses, conduzido pelo bispo de Beauvais, para ela sobraram apenas duas opções: Ou arrepender-se assumindo como bruxa, o que a levaria ao cárcere perpétuo ou seria queimada viva, porque sendo, segundo as conclusões dos eclesiásticos, mesmo bruxa,  não estava se arrependendo.
    Afirmando sempre a sua missão transcendente, foi queimada então em uma imensa fogueira, conforme o costume de se queimar vivos os heréticos, estabelecido pelo tribunal da Igreja desde o século XI.
    Rouen, a velha capital do primeiro ducado de Rollon, o normando, e de Guilherme o conquistador, é hoje um dos portos mais movimentados da França. Todavia Rouen atrai sobretudo os amantes da arte e história,os primeiros pela sua magnífica catedral gótica do sec.XII e pela beleza de St. Maclou, obra prima gótico-flomboyant e os últimos evidentemente pelas lembranças locais de Joana D’Arc .
    Ao entramos na igreja que leva o seu nome, na praça do mercado, estaremos pisando o local onde foi queimada e se verá a estátua que dá a ela uma conotação mais santa do que guerreira (.Quinze anos após a sua morte o papa proclamava o erro do tribunal e sua inocência, porém só em 1920 seria canonizada por Bento XV.) Quem duvidar do sempre vivo tradicionalismo francês, deverá observar que cinco séculos após ter acontecido estes fatos, lá estão permanentemente flores frescas colocadas ante seu pedestal .A grande ação de Joana D’Arc não foi, sem dúvida, coroar este ou aquele rei. Porém, porque conseguiu levantar o sentimento unitário que justamente com todas as aquisições culturais que, desde o século XII vinha provocando um verdadeiro despertar naquela civilização ainda rude, formou a base da unidade francesa.
    Os episódios de sua vida seriam vistos como inacreditáveis se houvessem sido concebidos pela mente de um ficcionista, mas a história muitas vezes supera a ficção em fantasia.


2 comentários:

  1. Gratidão!!! Perfeita como sempre HELYETTE! Eu sou muito abençoada, pois tu és parte de minha vida! A cada aula falada e escrita, fico um pouco menos ignorante e sou imensamente grata por tua existência!!!

    ResponderExcluir