sábado, 19 de novembro de 2016

Mulheres no Panteão Afro


Neste dia de Consciência Negra nós, mulheres, nos lembramos do panteão de deusas africanas que consegue nos dar as principais características femininas.
   Em sua deusa mais antiga, temos Nanã. Nanã é aquela que estruturou no caos da matéria virgem, primordial, todas as formas viventes. É chamada por isto “Mãe dos Orixás”. Como deusa personalizada, é a mulher na idade avançada, muito sábia, a que toda família recorre nas desavenças para refúgio e conselhos. A iniciada de culto tomada em transe por Nanã dança como se estivesse embalando uma criança. Nanã embalou em seu seio a humanidade. Sua cor é o branco rajado de violeta.
   Iemanjá é o desejo de procriar. Personalizada, atrai os homens apenas pelo desejo de procriação. É o mar. Em suas águas, traz as formas criadas por Nanã a saírem do mundo primordial e vir desenvolver-se em suas águas, a vir habitar o mundo manifestado. É o instinto materno de todas as fêmeas. Sua cor é o azul do mar.
   Iansã é a mulher conduzida por um forte instinto sexual. Seduz pela sensualidade. Faz vir à tona o erotismo masculino com a força das tempestades. É chamada por isto de “senhora das tempestades”. No sincretismo com o catolicismo é santa Bárbara. Sua cor é o vermelho das paixões. É cultuada na África como a entidade responsável pelas correntezas do rio Níger, na Nigéria.
   Oxum é a energia da beleza doce, é dengosa, é faceira. Quando se olha no espelho que trás às mãos, vê a sua beleza refletida (é o mais belo orixá do panteão afro) toma consciência do seu poder feminino; se faz ingênua para igualmente atrair. É a atração da inocência. Faz com o companheiro um relacionamento duradouro, não relâmpago, como o de Iansã. Seu rosto parcialmente tampado reflete a sutileza feminina.
   Oxum é o nome de um rio da África, a deusa é por isto relacionada a todas as águas doces, e cachoeiras. Gosta do lírio, símbolo da pureza. Sua cor é o amarelo.
Devemos em fim, à sabedoria dos afro-brasileiros todas estas concepções tão importantes para se compreender melhor a mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário