segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Pias de Água Benta e Batismal


A água benta tem origem nos templos do paganismo onde havia grandes recipientes com água para os sacerdotes se purificarem, antes dos ritos, e também sua origem nos leva até às casas do império romano onde havia pias no átrio para os hóspedes se lavarem ao entrar nas casas.
  Também já o rei Salomão construiu na entrada do templo de Jerusalém um belíssimo tanque de água onde os judeus se lavavam antes de entrar.
  As mesquitas do Islamismo até hoje possuem lindos tanques em sua frente para as abluções purificadoras antes de se entrar nelas.
  São Paulo mandava que se orasse com as mãos puras. Estas purificações antigas referiam-se muito também à purificação corporal. Lembremos que, tanto na Antiguidade como na Idade Média , as pessoas comiam com as mãos e a higiene era pouquíssima.
   A Igreja introduziu as fontes, agora bem reduzidas, no interior de seus templos perto da porta da entrada, e deu início à benção litúrgica da água feita por um sacerdote, dando assim, um teor absolutamente espiritual às pias de água benta, nas quais a pessoa banha os dedos e ainda completa o rito fazendo um Sinal da Cruz.
  A água para o esotérico do Cristianismo, do Xintoísmo, do Judaísmo, da Afro, etc. Carrega a força da Criação pois é entendida como origem de tudo o que foi criado. É para o indiano “practy”, a raiz da vida. No Oriente se usava água benta para o alívio dos doentes, para serem banhados pela água original, não ainda contaminada.
   Hoje, o uso das pias de água benta na Igreja Católica caíram de uso, quase não mais se vê, desde que as organizações de saúde viram estas pias como condutoras de doenças.
  As Pias batismais nas grandes catedrais Góticas nós as encontramos como tanques com suas beiradas oitavadas, contando com oito lados , pois segundo a numerologia pitagórica usada pelos templários e maçons, seus construtores, o oito possui a vibração cósmica do renascer. Nelas, os que ali se batizavam libertavam-se de atitudes errôneas de um passado já vivido anteriormente e renasciam para uma nova consciência espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário