quinta-feira, 6 de maio de 2021

Dia das Mães... Mulheres Inesquecíveis

Para os meus queridos alunos e alunas espiritualistas, lembro aqui algumas Mães glorificadas em Seu Dia

  MÃE MARIA


   Adorada por ser a mãe do Cristo Jesus, segundo tradição, era uma discípula da Sociedade dos Essênios, casada com um companheiro da mesma Sociedade de nome José. A história religiosa cristã afirma que o nascimento lhe foi anunciado pelo arcanjo Gabriel e que se deu por um milagre do Espírito Santo.

   Após a morte do Cristo, deu um magnífico apoio aos discípulos de Jesus. Viajou pela Turquia em companhia do discípulo João. Podendo os turistas que viajam por este país visitarem "A Casa de Mãe Maria".

   Hoje, é cultuada sob o nome de várias Nossas Senhoras, tais como Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Rosário e tantas outras.

MÃE DEMÉTER

   Deusa da fecundidade do solo na Grécia antiga. Tinha uma única filha de nome Prosérpina. Segundo o mito, Prosérpina foi roubada pelo deus Plutão, o senhor do subsolo da terra, o que gerou um grande sofrimento à mãe. Foi então buscar a filha e entrou em acordo com Plutão para que este deixasse Prosérpina vir visitá-la uma vez por ano. Prosérpina, no mito, representa a semente e sua atuação no ciclo das duas estações, inverno e verão. No inverno, permanece no subsolo e na primavera sobe ao solo para alegria da mãe natureza.  Deméter então se rejubila com o florescimento dos plantios. No templo de Elêusis realizou-se em Abril o festival dedicado à deusa do grão. Em Julho, acontecia a procissão das mulheres descalças segundo a crença de que assim podiam contatar diretamente com a energia da Mãe Terra.

MÃE ÍSIS

   Deusa egípcia. Representava a margem do rio mais comprido do mundo, o Nilo. Porém, Ísis jamais será compreendida se a desassociarmos de Osíris e Hórus, porque Ísis faz parte de uma tríade. Tríade aparecida também em varias divindades do Islamismo, do Cristianismo etc.

  A força que movimenta as águas do Nilo levando seus nutrientes que fecundarão Ísis e Osíris, o grande procriador. Este intercâmbio amoroso entre o casal, acontecendo periodicamente, cobrem as margens do rio e quando recuam deixam nelas um humo fertilizante. Isis, assim fecundada, gerava neste imenso terreno aquático a planta que seria para os egípcios a fonte de sua riqueza. Isis também gerava na natureza uma grande beleza: O Lótus Amarelo. Com sua flor faziam perfumes. Lembrando-nos que o egípcio foi o povo antigo que mais usou essências tanto no corpo como para cultos. O mito de Ísis foi muito teatralizado nas Escolas de Mistérios Iniciáticos. Seus estudos duravam sete anos onde em cada um deles era levantado um dos véus da sabedoria com os quais a deusa se encobria.

MÃE KUAN YIN

    Deusa chinesa que designa Avolokiteshvara, o bodhisattva da compaixão. Na Índia e no Tibete era representada como se pertencesse ao sexo masculino, mas na China veio a ser representada como do feminino.

  O nome Kuan Yin quer dizer: "Aquela que ouve os lamentos do mundo". É a padroeira dos marinheiros, porque fez um trabalho na ilha de Pooto onde se dedicou às curas e atendimento a homens sobreviventes de acidentes marítimos. Diz a história budista que depois da morte de Kuan Yin, no século VII A.C. Não tendo ela mais marcas negativas em sua mente não necessitava mais reencarnar-se. Porém, resolveu tornar-se um bodhisattva, aqueles que permanecem entre as mazelas humanas para servir a humanidade, e encarnou-se como Avolokiteshvara no Tibete. O mantra para evoca-la é: "Om Mani Padme Hum" que significa: Ó Joia do lótus.

E DO UNIVERSO

   É Prakriti, substância universal feminina, contraparte de Brama. É o aspecto feminino de todas as formas de vida.

MÃE D'ÁGUA

    Refere-se a Oxum, o orixá das cachoeiras, rios e de todas as águas doces na Afro-Brasileira. É a deusa do rio Oxum na África. Para os nossos índios é também Iara, a mãe d'água.

MÃE DE SANTO

    Nome dado às sacerdotisas que desde criança é já escolhida por suas virtudes de liderança e administração para ser a futura Ialorixá de um terreiro de Candomblé. Possui a energia chamada Axé, que passa de tempos em tempos as suas noviças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário