sábado, 14 de novembro de 2020

Machu Picchu

 Um dos momentos mágicos para um místico é usufruir o ambiente de Machu Picchu. Além de sua soberba paisagem natural , a força maior de Machu Picchu é jamais ter sido uma cidade profana. O contrário, foi projetada no tempo do império Inca para servir de santuário e ser alvo de peregrinações. Acrescentamos a isso o fato de Machu Picchu ter sido abandonada ao mato, que a escondeu durante séculos e nunca então ter sido encontrada pelo invasor branco . Esta cidade nunca viu lutas, horrores e saques de conquista, conservando por esta razão, e sendo depois encontrada em meio a um país sofrido como o Peru, como sempre foi: A cidade da Paz.

   Foi fundada pouco antes da chegada espanhola (Séc. XVI) e seu local foi escolhido para ser um santuário secreto. Recebia apenas aqueles peregrinos que passavam antes por estações – pousadas – e nelas eram testados e fossem considerados de grande pureza. Chegavam então a Machu Picchu através de salvos condutos.

    Projetado por arquitetos que professavam as crenças incas, o local foi considerado uma réplica perfeita da criação do mundo.


Machu Picchu, deslumbramento de paisagem. 

   Ali estavam os três níveis que totalizavam uma perfeita criação: O mundo de baixo, o do meio, e o de cima. O de baixo era o rio que circunda a cidade. Depois vinha o local de moradias dos homens, o meio. Se alguém se aventurasse a subir a alta montanha de Wuanya Picchu, sabia: estava alcançando o mundo de cima.

  Segundo a mitologia inca, duas serpentes sagradas formavam o local. Saiam ambas de baixo da terra. A primeira, Iacumana, ao erguer-se formava o rio, subia até a ponta de Wuayna Picchu encontrava lá em cima o deus raio e retornava em forma de chuva para regar e fertilizar o local a ser habitado. A segunda, Sacham-na, ao erguer-se enchia MACHU PICCHU de tudo que tem vida, depois transformava-se em Arco Iris para colorir todos os seus seres vivos: Pássaros, vegetais, flores, frutos.

  No santuário, pelo tempo incaico tudo era considerado então sagrado pela força divina das duas serpentes, duas deusas criadoras.

Quando hoje visitamos Machu Picchu somos contagiados também por místicos peruanos que ainda a consideram uma réplica da criação de um mundo perfeito.

(Machu Picchu foi abandonada em 1495- Os espanhóis chegaram ao Peru em 1532- A cidade foi achada no início do Séc. XX, 1911.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário