segunda-feira, 5 de junho de 2023

Corpus Christi - E Seu Significado Esotérico

A palavra Christi refere-se a um princípio divino que emana sobre a sobre a forma. Isto é: Todas as formas sutis emanam suas energias para as menos sutis, as mais densas.

   O corpo do Cristo para um ocultista é a manifestação mais densa da essência crística.

   O dia do Corpus Christi celebra este intercâmbio entre o plano material e o plano espiritual, o elo entre eles.

    A força crística se manifesta por três maneiras: Através de um ser que se oferece como canal de ligação entre o plano espiritual e o formal. Podemos também estabelecer contatos com esta força através de meditação em símbolos e imagens que se refiram a ela, ou ainda ouvindo a voz da nossa alma, a voz da intuição.

   Quando o católico diz que Jesus é Deus, os ocultistas e cabalistas discordam. Acham que o homem Jesus não é o que entendemos por Deus, pelo absoluto pelo incognoscível. Porém é um ser através do qual a força divina espiritual manifestou-se entre nós com muita perfeição. Sua palavra crística ao penetrar a consciência humana torna esta força transcendente incognoscível mais compreensível, mais perto de nós. Por isso Jesus é chamado pelos cristãos de mediador, de redentor.

Tapetes coloridos de serragem são no Corpus Christi.

   Quando a divindade se corporifica plenamente na forma, toda matéria com a qual ela se envolverá terá que estar purificada, equilibrada. Então, dizemos que Deus se manifesta através de uma matéria virginal, isto é pura, tanto a matéria do mediador quanto a matéria que o abrigará como feto, embrião, no caso o de sua mãe.

   Geralmente a corporificação desta força é para o mediador sacrifical. Ele é alguém puro chamado a viver entre impuros. Todos os mitos dos deuses sacrificados, tais como Dioniso, Osíres, Prometeu fazem referência à força crística utilizada por um redentor que se sacrifica pela humanidade. No belíssimo mito de Prometeu, este rouba o fogo do céu para dá-lo aos homens. Quando o fogo do céu se manifesta na terra, os homens começam a usar o fogo para forjar seus utensílios, progridem e esquecem os deuses.  Zeus castiga Prometeu prendendo-o num rochedo onde uma águia diariamente come o seu fígado, simbolizando o seu sacrifício. Osíres e Dioniso são retalhados. Todos os homens líderes que morrem por seu povo para implantarem um ideal construtivo manifestam a força crística. Com a sua morte, é libertada uma força coletiva emocional muito grande que compensa as forças em desequilíbrio da humanidade. Acontece o tipo e exaltação emocional de união, de misericórdia, que possibilita um estágio superior de consciência nos homens.

   Todas as vezes que também nós concretizamos uma parte do nosso plano divino, do nosso modelo individual de perfeição, isto é ligamos matéria à individualidade divina manifestamos uma chama do nosso Corpus Christi.

   Os símbolos e imagens que representam uma determinada força sutil trazem a nós a energia desta força. No caso da força crística, temos como símbolos a cruz, o sol, a tocha de fogo, o bebê dourado, um rei majestoso. Para o cabalista, o Corpus Christi celebra o intercâmbio entre a esfera  de Tifareth , o Cristo, e Malkut, a Mãe terra. 

   Na imagem da criança dourada é o Cristo nascendo na carne. Nasce humilde na manjedoura (caverna do coração) e depois cresce e se faz sábio, é um rei majestoso.

   “Eventualmente, a voz deste Cristo em nós, nossa alma, nosso ser superior que o cabalistas chama de” santo anjo guardião “ou 1º Iniciador, fala conosco”. Então a confundimos com alguma entidade desencarnada a falar conosco. Porém esta voz não vem do plano astral. Ela é uma voz interna que nos intui alguma ideia. A voz interna da alma nunca se manifesta através de psiquismo ou de mediunidade. Trata-se de outro tipo de intercâmbio.

O que é enfim o Corpus Christi? Ele representa esta força superior quando ela é perfeitamente manifestada num ser altamente evolucionado, um iluminado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário