sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Mitos e Ritos nos Terreiros da Afro-brasileira

Obá servindo sua orelha a Xangô
sob a influência de Oxum.

Ritos e mitos são inseparáveis no Candomblé. Diz o grande historiador Mircea Eliade que o mito revela a necessidade de um povo de tradição apenas oral de registrar seus feitos históricos. Por exemplo:
   Quando uma iniciada incorpora o orixá Obá, e dança escondendo a sua orelha e aquela que incorpora Oxum dança levantando os pés estão teatralizando uma estória de rivalidade entre as mulheres de Xangô.
   Xangô vivia com três mulheres. Iansã, Oxum e Obá na cidade de Oyá, na Nigéria e todas queriam agrada-lo. Porém, Oxum tinha mais conhecimento de cozinha e a comida que fazia contentava muito Xangô. Obá admirava muito este conhecimento de Oxum.
   Um dia Xangô ia dar um banquete para autoridades e Obá foi se aconselhar com Oxum e lhe disse: Tudo o que você faz agrada Xangô e eu não consigo agrada-lo. Gostaria que me ensinasse o segredo de seus temperos.
     Oxum pensou: a troco de que eu vou fazer o amor de Xangô aumentar por esta mulher? Então disse: Você não reparou que meus penteados sempre cobrem as minhas orelhas? É porque eu descobri que pedaços delas dá um gosto todo especial às comidas. Não fala o meu segredo para ninguém. Obá voltou para seu quarto, cortou uma orelha e padecendo dores em silêncio, colocou-a no prato que iria servir e pôs um turbante para esconder o ferimento.
Oxum à beira do rio
que leva o seu nome...
   Quando Oxum apresentou seu prato, os convidados disseram nunca haver comido nada tão saboroso. Porém, quando Obá ofereceu o seu, um convidado viu uma orelha boiando no molho, e horrorizados todos os convidados se despediram revoltados com Xangô.
   Xangô quis saber de Obá o que houve e ela respondeu: Oxum também costumava por pedaços de orelha nos pratos e ela achou que pondo uma inteira ainda ia ficar melhor. Fizera isto para agrada-lo. Mas quando o turbante da cabeça de Oxum foi levantado, viram as suas orelhas perfeitas e foi Obá quem passou por mentirosa e Xangô ficou furioso com ela. Assim, uma iniciada incorporada com Obá sempre esconderá as suas orelhas.
   Contudo, Obá foi contar para Iansã como Oxum a enganara. Iansã ficou com pena dela e prometeu que a iria vingar. Aconteceu nova festa e Oxum para chegar ao palácio de Xangô, precisava passar por um caminho de terra.
Iansã pôs então sob todo o caminho muitas brasas acesas e cobriu-o caminho com a terra. Quando Oxum passou por ele queimou os pés. Mas na festa era obrigada a dançar com os convidados de Xangô para homenageá-los. Então a cada passo e dança que dava  levantava com muita dor seus pés. Hoje, nos terreiros as iniciadas recebendo Oxum lembram e teatralizam esta estória capengando a cada passo dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário