quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Voz das Cataratas

Lembrança de uma viagem à Foz do Iguaçu.


   Vem e contempla-me! Sou a força das águas, a firmeza da rocha, a maciez do musgo e a graça das Ondinas diante de ti, exibindo-se.

   Vem! Prosterna teu ser ante minha beleza! Absorve-a em toda sua plenitude! Ela é a vigorosa manifestação de um poder altíssimo e toda a fragilidade em ti se renovará, agora.

   Extasia-te no vai e vem incessante, no cair, espargir e rolar das minhas águas! Todo momento de beleza faz de ti um novo homem. Aqui, teu eu antigo morre para que outro eu mais enriquecido, o substitua.

    Neste refúgio onde a natureza revela a ti sua exuberância, deixa tua emoção externar-se toda! Se ela vem à tona, chore! Teu pranto é teu ser sofrido a pedir pureza, fé e paz. Aqui, os deuses marinhos, as Náyades, as Ondinas, saltitando nos respingos à superfície das cascatas, lavam teu pranto, imprimem em ti a alegria perfeita da comunhão entre o frágil e o potente, o homem e o Divino.



   Não olhes com temor minha força e meus abismos. Se num passo de imprudência fosses por eles arrastado, o mesmo poder que aqui se manifesta, te daria nova oportunidade, te faria renascer para outra experiência de vida.

   Ouve no marulhar das águas a voz dos deuses e tranquiliza-te! È a ti que eles dizem: ”O ciclo do sol que morre na tarde, mas renasce pela manhã em feérico Arco Iris sobre minhas águas, é o símbolo de tua própria imortalidade!”.

   Agora que deixaste a intensidade de minha beleza fluir para dentro de ti, olha a teu redor e observa teus companheiros! Errarias se julgasses que algum entre eles fosse indiferente, superficial e volúvel à grandeza do mistério que encontraste aqui.

   Nenhum homem vê a face de um Deus que não seja por ela tocado! Cada um de teus companheiros tem agora seu mais íntimo ser reverentemente prosternado ante um poder capaz de mover, com tal magnitude, rios e oceanos.

   Abençoa agradecido o êxtase que aqui tiveste e volta às tuas lidas diárias. Nenhuma partícula desta beleza que te tocou  se extinguirá! Quando a julgares distante, perdida, ela voltará a fustigar teu pensamento, te dará novo impulso de força e fé.

   Vai, na certeza agora, de que encontraste aqui a grandiosidade de um Absoluto Ser que, diante de ti desejou mostrá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário