quinta-feira, 14 de abril de 2011

Macchu Picchu


Macchu Picchu
 
 Situa-se numa soberba paisagem do Peru à 2.050 metros de altitude. Porém,sua maior força mística é jamais ter sido uma cidade profana. Foi projetada pelo tempo do Império Inca para servir de santuário.Acrescenta-se a isso o fato de Macchu Picchu ter sido abandonada ao mato que a escondeu durante séculos .Nunca foi  encontrada pelo invasor espanhol que conquistou o Peru. Por isso, Macchu Picchu nunca viu os horrores da conquista, conservando intata a sua energia de paz.Sendo criada por urbanistas que professavam as crenças incaicas, então era uma réplica perfeita do universo dividido nos três mundos que concebiam. Ali estavam: “ O mundo de baixo”, manifestado no rio que cerca a cidade; o local a ser habitado era “ O mundo do meio”;Os altos cerros como aquele de Wuayna Picchu “O mundo de cima”.
Uma imagem da Montanha sagrada de Wuayna Picchu em Machu Picchu, tal como aparece neste meu livro "As montanhas sagradas dos Incas"

   Os Incas acreditavam em duas serpentes, invisíveis e gigantescas que levantando-se da profundeza do rio abaixo,interligavam ali aqueles três mundos . A primeira, ao levantar-se ,encontrava no céu o deus do raio e retornava como chuva fertilizando Macchu Picchu. A segunda, tocando os cerros do” mundo de cima”,transformava-se em Arco Iris,  colorindo tudo o que tem vida na cidade; Pássaros, flores e frutos.Tudo então ali, tendo origem nas serpentes sagradas, estava impregnado de um poder divino, transcendente.
   Assim , no esplendor mágico de Macchu Picchu ainda hoje sentimos uma vibração que é misto de fortaleza e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário