terça-feira, 6 de março de 2012

Resposta a Meu Seguidor Mattews

 Tua dúvida a respeito do tema “Cronos, deus do tempo”

Quando ingressaremos na” fase Zeus” citada no texto?



   R_ Em cada encarnação nossa, o nosso ser, a nossa individualidade monádica, se apresenta sujeita à duas faces: a da Individualidade e a da personalidade. Nesta última, estão somados a nossa parte genética e os hábitos culturais que externamos. À medida que evoluímos a nossa parte de ser, de individualidade (de espiritualidade) vai aparecendo mais forte.

   Como na época atual estamos ainda pouco evoluídos, externamos mais a nossa parte de persona (material), parte que no texto chamo de ” fase Cronos”

   Nada melhor para se entender estas duas faces com as quais nos apresentamos, do que estas palavras do Cristo: ”Quando alguém te bater na face esquerda, apresenta-lhe a direita”. Isto é; mostra que tens uma face espiritual que é invulnerável, intocável.

   Voltando então ao Cronos grego: Na fase de Cronos em que estamos (Isto é, pouco evoluídos) tudo é regido pelo tempo, tudo é impermanente. Nosso corpo se deteriora, nossas criações tornam-se ultrapassadas, a maioria de nossos pensares não resistem ao tempo, porque criamos nossos conceitos com nossa mente inferior,concreta, ilusória.

   Porém, é certo que contamos também com nossa pare de individualidade, com nossa mente abstrata superior e com ela podemos emitir conceitos que são eternos, imutáveis, com ela podemos transcender o deus do tempo Cronos e assim ir entrando na fase de Zeus.

   Quando emitimos um conceito com nossa mente inferior, impermanente (A da personalidade). passado um tempo este conceito poderá nada mais significar, não se enquadrar às gerações que nos seguem. Os seres evoluídos ,no entanto, quando emitem conceitos, porque os fazem com sua mente superior, abstrata eterna, desenvolvida, tais conceitos , sendo imutáveis, transpassam o tempo, são válidos em qualquer época.

Exemplificando: Por que tomamos as palavras do Cristo (ser evoluído) como exemplos, mais de mil anos após a sua morte? Porque elas valem tanto para nós hoje como valiam para as pessoas de sua época.

   Então respondendo a sua pergunta: Quando sairemos da fase Cronos e entraremos na fase Zeus?

   A mudança de uma fase à outra não se dá repentinamente, mas progressivamente. Todos os dias, passo a passo, vigiando nosso próprio comportamento, vamos transpondo a nossa evolução e entrando nela.

   Como?  Usando os valores eternos da mente superior e principalmente _dizem os Budista_ atingindo os sentimentos de Compaixão, (a Grande bandeira do Dalai Lama) Fraternidade e Respeito Humano. Em outras palavras ditas pelo Cristo, será através do “Amai-vos uns aos outros”.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário