domingo, 27 de março de 2011

O nome de meus cinco netos



O nome de meus cinco netos , Pedro, André, Tiago, Daniel e Gabriel levam minhas lembranças à figuras que sempre me cativaram dentro da história religiosa.
   Pedro e André que são irmãos, trazem os nomes de dois irmãos que viveram na época em que pelos caminhos da Terra andava o Cristo Jesus. Este, quando os encontrou , lhes disse: “Sigam-me e eu farei de vós pescadores de homens”! E ,eles assim se tornaram os seus primeiros discípulos.
   Tiago foi outro de seus seguidores . Evangelizou o norte da Espanha com o dinamismo de um gigante. Hoje, mais de 2000 anos depois, no longo percurso espanhol que leva seu nome: ” Caminho de Santiago”, recebe a gratidão de milhares de peregrinos cristãos.
   Daniel exemplificou a Fé, que vence barreiras de qualquer mal. Jogado em uma cova, fazendo face a leões que ali o matariam, ele conseguiu, pela Fé, mantê-los imóveis e inofensivos, para assim ser reconhecido como o grande profeta da Antiguidade Judáica.
   E Gabriel ? Este tem o nome de um anjo anunciador. Anuncia boas novas. Anunciou à Maria, a vinda do Cristo; Anunciou a Maomé o grande profeta que viria a ser, confiando-lhe as palavras do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos.
   O nome de meus netos aparece assim na tradição das três grandes religiões: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo . Grupos religiosos que vivem sectarismos tão intensos que resultam em guerras duradouras entre nações. Que meus netos continuem anti-sectários como agora são; Que esta relação de seus nomes à estas religiões lhes seja um chamamento a que sempre evitem qualquer sectarismo, seja ele racial, político, cultural, ou religioso.
   Desejo que, tal como aquelas figuras  histórias que aqui lembrei, sejam também meus netos:  “Pescadores de Homens”, Dinâmicos , Cheios de Fé, Alegres Anunciadores de Boas novas.

                                                          Vó Lelete

Um comentário:

  1. PARABENS Dona Helytte! Muito bonito o texto sobre os seus CINCO netos.

    Mercedes loguercio vieira
    mail: mercedes@if.ufrgs

    ResponderExcluir