quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Ensinamentos Sufi

Esta história é de uso corrente entre os sufis. È encontrada no clássico de Rumi “MATNAVI” do séc. XIII. Ilustra que não adianta acessarmos ensinamentos muito complexos quando não entendemos ainda os básicos.

     Os três conselhos ou Os três ensinamentos      

   Um homem capturou um pássaro. E, o pássaro disse a ele: Preso eu não tenho nenhuma utilidade pra ti. Se me libertares eu te darei três valiosos ensinamentos. O pássaro então prometeu que lhe daria o primeiro ensinamentos enquanto estivesse preso, o segundo quando alcançasse o galho de uma árvore e o terceiro quando atingisse o cume da montanha.

   O homem concordou e pediu o primeiro. O pássaro disse: Quando perderes algo, mesmo que te seja muito valioso, nunca te lastimes.

  O homem soltou o pássaro e lá do galho da árvore o pássaro lhe deu o segundo ensinamento:_ Nunca acredites em algo que seja contrário à razão, sem ter provas.

   Depois o pássaro voou até o alto da montanha e lá de cima começou a gritar zombando:_Ò infeliz, há dentro do meu corpo duas enormes jóias. Se ao invés de me tiver soltado me tivesses matado, hoje elas seriam suas!

   O homem ficou muito angustiado, pensando desesperado no que perdera, mas depois pediu: Pelo menos, agora que estás no alto da montanha, conforme o que prometestes me dê o terceiro ensinamento.

   _ Imagina que tolo é –disse o pássaro- me pedindo o terceiro ensinamento, quando nem refletistes ainda nos dois primeiros. Veja bem: Eu te disse para nunca lamentares algo perdido e estás ai desesperado pela perda das jóias. Disse-te também para não aceitares nada contra a razão. E estás acreditando em algo ridículo. Eu nem sou um pássaro de corpo grande, como poderia conter dentro de mim duas enormes jóias? Uma afirmativa, pois contrária à razão. Como queres que te dê o terceiro ensinamento?

Deves, por isso, permanecer dentro das limitações que te são impostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário