É erro dizer-se que pela época do descobrimento nossos índios não eram religiosos. Tinham sim, o seu Deus Tupã e a entidade destruidora Anhangá.
Logo depois, em 1550 aqui chegou a Companhia de Jesus com os seus dois grandes evangelizadores José de Anchieta e Manoel da Nóbrega. Por volta de 1600 ,vieram para cá os chamados Cristãos Novos, judeus convertidos a fé católica que foram expulsos da Península Ibérica.
Com a chegada dos escravos negros iniciaram-se entre nós as perseguições às crenças vindas da África. Porém, no Séc. XIX, manifestações na Bahia reagiram as estas perseguições criando os primeiros Candomblés. Tivemos terreiros repletos de seguidores alguns que se tornaram famosos: Engenho Velho, Apó Afonjá, Menininha do Gantois. Todos matriarcados conduzidos por Yalorixás auxiliadas por Ogans, homens responsáveis pela prática de tirar búzios (conchas usadas como moedas na África) e pelo sustento financeiro do terreiro.
A Igreja reagiu a isso, criando as Irmandades Cristãs de Negros, sendo as principais a de Nossa Senhora do Rosário e a de São Benedito, ambos santos negros.
Orixás do Candimblé. |
O Séc. XIX, o de nossa independência, apareceu para ajuda-la a Maçonaria. Logo aqui chegava também, vindo da França, o Espiritismo Kardecista que alastrou-se rapidamente entre os intelectuais cariocas. O médium mineiro Francisco Xavier tornou-se famoso com suas belas psicografias. Em Niterói, manifestações espíritas de caboclos inauguraram a Umbanda, hoje a facção de religiosidade mais popular do nosso país.
Aqui tivemos também em 1612 no interior do Maranhão e espalhando-se rapidamente o trabalho dos frades Capuchinhos, Ordem de São Francisco de Assis estabelecida em 1528 pelo papa Clemente, com sede em Roma. Seu nome provinha de um capuz que costumavam usar.
Também as igrejas protestantes como a Anglicana, a Presbiteriana e a Luterana já proliferavam entre nós. No Séc. XX apareceu aqui o Pentecostalismo (Facção do Cristianismo que acredita nos milagres sobrenaturais descritos pela Bíblia com a possibilidade de manifestações na atualidade, o que o fazem diferente do Protestantismo tradicional). Entre estas fações estão a Assembleia de Deus, a Metodista, O Evangelho Quadrangular, a Pentecostal Deus é Amor, Congregação Cristã do Brasil e tantas outras.
Temos ainda entre nós os Mórmons (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). Estes tiveram início no Séc. XIX nos Estados Unidos liderados por Joseph Smith, chamado O Profeta da Restauração.
Depois chegaram até nós muitos movimentos esotéricos com suas praticas de meditações e também práticas orientais como as dos Bahais iranianos.
Templo Bahai, em Haifa, Israel. |
Hoje temos a volta dos estudos de Cabala (método esotérico com ensinamentos sobre Deus, o universo, a criação, a vida e a morte). Nos é transmitida por rabis judeus experientes.
Da parte da Igreja católica tivemos a visita de vários papas inclusive a de nosso querido papa Francisco.
O Brasil é, sem dúvida, um pais de religiosidade múltipla, mas laica e sem intolerância religiosa.