domingo, 8 de dezembro de 2013

Uma Visão Sintetizada De Vários Ramos Espiritualistas


Nós somos viajantes de rotas diversas que um dia alcançaremos o mesmo porto: O encontro com o Absoluto.

   ARCANA: Escola fundada em Nova York no início do século XX pela senhora Alice Bailey sobre a intuição de um mestre de nome “O Tibetano”. Preocupa-se principalmente com o discipulado de cada indivíduo, com a preparação e o compromisso daqueles que serão os canais para o trabalho dos grandes Mahatmas. Um treinamento cristão e um vigoroso chamamento à uma iniciação oriental é a proposição desta escola que prepara grupos precursores de uma nova era mais fraterna.

.Sede da Antroposofia em Basel, na Suíça.

    ANTROPOSOFIA: Escola criada em 1916 pelo teosofista Rudolf Steiner na Alemanha e Suíça. Quase extinta depois em seus países de origem, a Antroposofia espalhou-se primeiramente na Inglaterra e Canadá. Hoje está enraizada em todos os países com grande relevância no Brasil. Seguidor de Goethe, Steiner inspirou-se na universalidade deste gênio, e, sobretudo em seu gosto pelas ciências naturais e pela evolução das formas. Sua escola dedica-se à medicina, farmacologia, agricultura natural e dá um grande enfoque ao tratamento de excepcionais, dentro do místico preceito do “corpo como o templo do espírito”.

   BUDISMO: Religião indiana iniciada no século VI pelo sábio da casa dos príncipes Sokyas, cognominado “O Iluminado”, como uma reação ao elitismo bramânico da época e para atender a indivíduos mais abandonados da sociedade indiana. Por esta razão sua doutrina baseia-se nas “Quatro Nobres Verdades” versando todas sobre a dor. Sobrepujar a dor é a aquisição máxima do Budismo. Por perseguições internas, decaiu na Índia no século II da era cristã, mas permanece em outras regiões da Ásia como China, Japão, Ceilão, Birmânia e outras. Hoje é uma das grandes religiões em número de seus adeptos. Sempre lutou contra os flagelos corporais, e o sistema de castas bramânico.

   BRAMANISMO: Religião da Índia, originária do Vedismo, que teve início no século VIII AC. Nascida da ideia védica do sacrifício celebrado por sacerdotes, dela se originando o sistema de castas. Tem como princípio supremo do universo o Brama e como princípio vital do homem o Atman.  Baseia-se em dois livros sagrados: “Os brâmanes” e os “Upanishadas". O primeiro é a evolução pela sabedoria e o segundo pela união com o Absoluto. Em sua fase de decadência, duas oposições lhe foram feitas: o Jainismo e o Budismo. A devoção popular para as pessoas da Trindade indiana dirige-se contudo mais à Vishinu e Shiva , suas segunda e terceira pessoa, pois Brama é para o Bramanismo, o Pai incognoscível aos mortais.

Templo de Loto da fé Baha'i em Nova Delhi, Índia.

   BAHAISMO: Movimento religioso e social da Pérsia de origem islâmica e Sufi, fundado por Baha-u-llah .Espalhou-se em centenas de países , tendo como uma de suas grandes sedes, a “Casa de Adoração” em Illinois, USA.  A fé Baha'i traz a proposição da unidade racial e religiosa e caracteriza-se originalmente por um sistema administrativo sócio- político que se adequaria a todos os países, pois ,segundo as palavras de seu fundador, “A terra é apenas um só país e os seres humanos seus cidadãos”. Será talvez o único grupo que está conseguindo vivenciar a unidade religiosa por meio de contatos com prosélitos de outros movimentos e Igrejas.

   CIÊNCIA CRISTÃ: Escola criada no fim do século XIX em Boston, USA, pela senhora Mary Baker Eddy. É uma das mais originais das linhas cristãs pois dedica-se a restaurar a faculdade de curar que os primeiros cristãos possuíam. Trabalho de cura que usa o poder espiritual sobre a matéria. Apoia-se numa interpretação espiritual da Bíblia.

   CIRCULO ESOTÉRICO DA COMUNHÃO DO PENSAMENTO: Ordem de caráter universalista criada em 1909 por Antônio Olívio Rodrigues, em São Paulo,buscando uma cruzada de espiritualização.Traz à tona todas as doutrinas espiritualistas e ideias esparsas dos grandes pensadores,através da publicação de seus escritos. Trabalha através de seus centros de irradiações mentais. Desenvolver o poder mental e usá-lo sobre um prisma espiritual é a sua prioridade.

   CRISTIANISMO: Religião que apresentou uma perspectiva absolutamente original em sua época,e ao obediente terror do povo de Israel a seu Deus Javé. Seu próprio inspirador, Jesus, personifica em si a sensibilidade que os seguidores de Moisés haviam perdido.  Transforma o severo Deus Javé no Deus do amor, Pai de todos. Nada deixa escrito. É também sua originalidade. Apenas sua própria figura e conduta será sempre o testemunho do Divino expresso no homem. Sua religião é a doçura e o amor entre os homens. Dirige-se especialmente aos deserdados. Ensina por parábolas, bem aventuranças e identificações com a natureza para atingi-los. Buscava sua mensagem apenas na simplicidade do “Amai-vos uns aos outros”,pois só isto ,segundo ele, abrangeria todas as doutrinas e todos os profetas. No dizer de Paulo de Tarso, o testemunho pessoal do próprio Jesus é tudo no Cristianismo, pois nele, Jesus, habita substancialmente toda a plenitude da Divindade.

Chico Xavier, maior médium do Brasil.


   ESPIRITISMO: Doutrina baseada na sobrevivência da consciência em corpos sutis e na comunicação entre encarnados e desencarnados, através dos chamados “Médiuns”. Fundada em 1853 por Alan Kardec ,na França, foi logo divulgada pela Sociedade de Estudos Espíritas. Seu maior difusor foi Camille Flamarion que recebeu mediunicamente suas maiores obras. Sua doutrina é exposta no “Livro dos Espíritos”. Empenha-se no auxílio material à camadas carentes da sociedade e num vasto receituário farmacológico recebido através de seus “Médiuns”.Consola seus seguidores através do sentido de não perda daqueles que desencarnam. No Brasil, um de seus maiores e mais querido médium foi Francisco Candido Xavier.

   GNOSTICISMO: Doutrina espiritualista, criada em Alexandria por Simão, o mago, contemporâneo de Jesus. Foi uma fusão das ideias cristãs que nascia, do Helenismo, e das religiões da Caldeia, Pérsia, Índia e Egito. Difundiu o Cristianismo com uma interpretação própria, paralelamente aos discípulos de Jesus e na mesma época. Pela liberdade de interpretações pessoais, foi a religião que mais se bifurcou em seitas, restando então hoje pouco de suas antigas proposições filosóficas.  Porém, ainda conta com um ramo que lhe guarda a originalidade: os Néo-Gnósticos franceses. Foi extremamente perseguida pelo Cristianismo quando este se estruturou.

   HERMETISMO: Fundado pela lendária figura de thot chamado pelos gregos de Hermes, o Trimegisto, renova o culto esotérico do deus Egito Amom Rá ,o Sol . Foi o primeiro grande iniciador do Egito.  É a doutrina da luz interna no homem. “Tu és luz”, Segue a Luz”, são os lemas de Hermes. “O Livro dos Mortos” é o mais antigo livro atribuído ao Hermetismo. Toda a espiritualidade do Mediterrâneo é inspirada no Hermetismo: Platão, Pitágoras e a escola de Alexandria. Posteriormente, dos ensinos herméticos saem os Franco Maçons e os Rosa Cruz.O ensinamento esotérico de Hermes culmina na iniciação dada por ele a seu discípulo Asclépios. É esta uma das mais belas páginas da Antiguidade.

   ISLAMISMO: Nascida no século VII ,na Arábia, é a última das grandes religiões. Maomé, seu fundador, criou a unidade das tribos arábicas, através da crença no deus único, Alá. Recebeu a doutrina por revelação do anjo Gabriel, relatando-a no Alcorão, livro sagrado do Islã. Grandes lutas de repercussão política geraram, até ainda hoje, as divergências entre seus dois grandes ramos: Xiitas e Sunitas. Atualmente é a religião que mais influencia as decisões sócio políticas de uma nação, com o comprometimento para as relações internacionais do Irã.

   JUDAÍSMO: Religião do povo israelita, dividida em 4 períodos distintos: Religião patriarcal, religião de Moisés, religião dos profetas, religião judaica do pós-exílio.  No período pré-mosaico ela é tribal e animista, a crença em Javé é conciliada com a adoração a deuses e espíritos. Após Moisés, temos um monoteísmo mais explícito como uma reação ao politeísmo que os israelitas traziam do Egito. A linha esotérica judaica que faz oposição ao seu ortodoxismo é a Cabala com origem na Caldeia. Tem como seu principal livro sagrado “O Velho Testamento”

      MARTINISMO: Doutrina originária da Maçonaria,fundada pelos irmãos Martins em Paris, em fins do século XVIII. Faz renascer o humanismo e os direitos humanos e instituiu a participação das mulheres nos rituais e ocultismo da linha egípcia. É uma escola aberta a poucas pessoas, requerendo aos seus seguidores o guardar segredos sobre os poderes anímicos que desenvolvem, devido a origem hermética da qual a característica mais conservada é uma reservada formação individual. Esta ordem inspirou os romances místicos de Balzac.

   ROSA-CRUZ Movimento espiritualista por muito tempo secreto, nascido da Franco-Maçonaria, iniciado por Cristian Rosencreutz na Idade Média, com a proposta de ser divulgada durante um século e entrar em recesso durante outro, sucessivamente. Os Rosa Cruz foram grandes alquimistas. No princípio do século XX obteve uma ramificação de caráter mais filosófico com a ordem fundada por Max Heindel na Califórnia, que espalhou-se na América e em grande parte da Europa.

   SUFISMO : Seita do Islã que muito o aprofundou. Criada no século VIII na Pérsia. Não aceita dogmas, busca o intercâmbio com o Deus interno no homem, sendo por isso acusada de fazer blasfêmias pelo Islã ortodoxo.  É expressa principalmente no louvor à beleza da vida. Um de seus maiores mestres é Rumi um dos maiores poetas persas do século XII, que criou a famosa dança giratória dos dervixes, maneira artística de louvar a Deus. O Sufismo levou sua mensagem espiritual ao ocidente através do movimento Sufi de Inayat Khan no início do século XX.

Símbolo da Sociedade Teosófica.

   TEOSOFISMO: Nascido no século III da era cristã com a pessoa de Amônio Sacs , teve como principal seguidor o filósofo grego Plotino. Fez renascer o Platonismo e durante séculos o Teosofismo viveu sob a supremacia das ideias neo- platônicas. Em 1875 em N. York, sob inspiração de grandes mestres orientais , é criada por Helena Blavastky a Sociedade Teosófica. Esta traz para o Ocidente o conhecimento dos Mahatmas orientais que formam a Fraternidade dos adeptos brancos. Esquematiza e põe em moderna linguagem científica as grandes leis da sabedoria oriental adaptando-as ao raciocínio ocidental.

   TAOISMO: Doutrina criada pelo pensador chinês Lao Tse. Originou-se de Tao, o Caminho. Tudo tem seu caminho, uma estrela, um planeta, um rio, tudo segue o seu curso. É a ordem universal e só o homem, por seu livre arbítrio deixa o seu curso e cria o caos, no qual se enreda. É a religião do retraimento, da modéstia. Nada faz para sobressair-se. Religião de técnicas de alimentação, de sexo e respiração, visando prolongar a vida. A união do Yang e do Yin do ser e do não ser é a base do universo manifestado, onde todas as verdades são relativas. O Tao é a procedência de todos os fenômenos. Ele os ordena.

   VEDANTA: sistema iniciado por Vyasa, sendo lhe atribuído, sem certeza a data de 1.400 AC para um estudo dos Upanishadas, livro bramânico. Foi reavivado naquele que é considerado por muitos o último avatar do oriente: Ramakrisna Parahansa no início do século XIX. Ao fim deste mesmo século , seu mais chegado discípulo, Vivekananda, funda a Sociedade Vedantina em New York, com posterior propagação no Canadá e México. Hoje, seus Suwamis (instrutores religiosos) a difundem em peregrinações em toda parte do mundo. A renúncia ,as yogas,a mística e a universalidade religiosa do Bramanismo a caracteriza. A Vedanta é também conhecida como Brama Jarana (o conhecimento de Brahma). É a mais moderna concepção do Hinduísmo.

Santuário xintoísta de Itsukushima.

   XINTOISMO: A principal religião do Japão é a única originária dos grupo autóctones do país. Religião de veneração aos antepassados. O rei, Mika do, segundo creem , é o representante da deusa solar Amaterazu. O cetro do poder foi lhe dado pela deusa para que governasse as ilhas japonesas, consideradas um país de deuses, uma vez que a raça que neles habita é, pela lenda, de origem divina, descendente direta de Deus. Por razão desta crença a Teocracia se mantêm como forma de Estado.

   ZOROATRISMO: religião de cronologia incerta criada provavelmente no século VII ou VI AC, pelo profeta Zoroastro ou Zatratrusta. Este, reformou o politeísmo da Pérsia, levando-a ao Monoteismo, cujo deus único é Ahura Mazda ou Ormuz. Religião dualista onde Mazda e Ahrumam (o bem e o mal) se opõem.  Religião ética que visou sobretudo reformas econômicas, tendo o profeta elaborado um programa de agronomia com grandes consequências na vida social do Irã. No século VII, tendo o Islamismo árabe se apossado da Pérsia, o Zoroatrismo deixou de ser ali o culto oficial. Hoje o Zoroatrismo aparece mais na Índia, nos grupos denominados “Os Parsis”, fieis que fugiram para a Índia por ocasião da invasão muçulmana.

Ogun orixá da guerra no Candomblé.


   AFRO-BRASILEIRA: Ramo religioso chegado ao Brasil pelos escravos negros que aqui chegaram da África no séc. XVI. Monoteistas, acreditando num único Deus Olurum, mas com forte culto à entidades iluminadas, os Orixás. Perseguidos durante dois séculos pela Igreja, conseguiu conservar, contudo, suas crenças espalhando-as por todos os estados brasileiros. Alguns de seus ramos conservando-se puro Afro, como o Candomblé, outros aderindo a um sincretismo.  Sincretismo no qual juntam Espiritismo, Catolicismo e Afro dos Bantos de Angola. Manifestam este sincretismo principalmente dentro do culto da Umbanda .

Muitas Escolas deixaram de ser aqui citadas . Nesta tentativa de entender-nos e ao universo, contamos ainda com o esforço de grandes pensadores.  Iogas orientais que introduziram suas práticas nesta parte do mundo e uma vasta lista de ocidentais : Van Der Lew, Dion Fortune , Ubaldi , Franz Hartman, Alberto Lira, Cenira R. de Figueredo. Lorens, Rodhen, Edwin Arnold, Geofred Hudson, Mabal Colins, Goldsmith, Brunton, Raymond Bernard e tantos outros.

Contudo, tal como professava um deles ,o grande e livre pensador Krishnamurti, ao aspecto intelectual desta ilimitada questão, sobrepuja-se o ouvir-se, o perceber-se a vida em si, o todo dia que vivenciamos. As religiões valem enquanto pretexto para agrupar homens, apresentando-lhes opções, caminhos, irmanando-os numa mesma busca. Farão, porém, o papel de limitadores se tentarem impingir-lhes seus próprios valores. Sua proposição é, sem dúvida, a de um intuitivo luminar, pois apenas a busca da Verdade poderá ser alimentada em cada homem. A Verdade em si confina-se ao limite da evolução de cada ser, é a sua porção perceptível e individual. Jamais poderá ser obtida através de qualquer meio de submissão.